Dicas: Aprenda Como Pintar Azulejos


Como Pintar Azulejos, pintura de azulejos

Pintar azulejos da cozinha e do banheiro ou trocá-los… qual é a melhor opção?

 

Quando chega o momento de mudar o visual dos azulejos do banheiro ou da cozinha, é necessário avaliar qual a opção mais viável para realizar a nova decoração:

  • – Fazer a pintura dos azulejos;
  • – Colocar novos azulejos sobre os antigos;
  • – Troca todas as peças de azulejos;
  • – Outros.

 

As soluções são muitas, e você pode escolher a que mais se enquadra ao que você busca e qual é a mais prática. Neste post, vamos falar especificamente da pintura em azulejo.

Melhor Opção: Fazer a Pintura de Azulejos

 

Se você deseja realizar uma reforma mais rápida e econômica para dar cara nova ao seu banheiro ou cozinha, uma das melhores e mais acessíveis alternativas é pintar os azulejos.

A pintura sobre azulejo pode ser feita com tinta epóxi, pois ela oferece ótima aderência e outras inúmeras vantagens. Se você quiser utilizar um produto mais específico para este fim, existe o Suvinil Epóxi Base de Água Acetinado.

Trata-se de uma tinta para pintura de azulejo, que foi lançada para pintar azulejos, garantindo a renovação total destes ambientes. Sem sujeiras ou azulejos quebrados, e de fácil aplicação, ela é ideal para as áreas úmidas, pois possui proteção antimofo. Todas estas propriedades oferecem maior durabilidade ao acabamento.

Veja agora dicas importantes que a Tintas Valle selecionou para você sobre como realizar a pintura dos seus azulejos, com mais facilidade, rapidez e praticidade.

Passo-a-Passo sobre Como Pintar Azulejos

 

Agora, você irá aprender como pintar azulejos de cozinha e banheiro, com uma técnica que possibilita mudar o visual e a cor do azulejo, mas mantendo o seu desenho original. Siga o passo-a-passo abaixo para ter seu azulejo pintado e renovado:

Passo 1

Para começar… Com o auxílio de um pano embebido em água e sabão neutro, limpe bem toda a superfície dos azulejos. Você deve realizar este procedimento até que todas as impurezas sejam eliminadas, como poeira, oleosidade, mofo, etc. A limpeza inclui também a área dos rejuntes, que também devem estar limpos para receber a tinta.

Passo 2

Nesta etapa, caso você note falhas entre os azulejos, deve preenchê-las com massa acrílica e aguardar a secagem por 24 horas.

Passo 3

É hora de preparar a tinta! Para isto, siga as orientações do fabricante, que podem ser encontradas no rótulo da própria lata de tinta.

Passo 4

Feito isto, vamos começar a pintar os azulejos? Então, aplique a primeira demão de tinta. Faça isto com bastante cuidado para que a tinta pegue em toda a superfície. Se você perceber que faltou tinta em algum cantinho após esta aplicação, pode vir depois com um pincel e dar os retoques necessários.

Passo 5

Dê uma pausa para esperar a tinta secar por completo. A informação mais precisa sobre o tempo de secagem é encontrada na embalagem da tinta.

Passo 6

Secou? Então, é hora de dar um acabamento mais refinado aos azulejos pintados. Para isto, providencie uma lixa fina e passe-a em toda a superfície para deixar a tinta mais lisa. E, para eliminar aqueles “pózinhos” que ficam soltos sobre a parede e voando pelo ar, utilize um pano seco.

Passo 7

Agora, é hora da segunda demão de tinta! É só repetir a aplicação, com o mesmo cuidado dispensado na primeira, para que o resultado seja o melhor possível. Caso julgue necessário, você poderá aplicar uma terceira demão, mas isto geralmente só é necessário quando a cor original do azulejo é mais escura do que a tinta que você utilizou.

Resultados da Pintura

 

Pronto, agora seu azulejo está totalmente renovado!

Este trabalho costuma levar em torno de dois dias, dependendo do tamanho da superfície. Mas, seguindo estas dicas, você terá a vantagem de conseguir resultados altamente satisfatórios, em um tempo menor e fazendo menos sujeira que os outros métodos que existem por aí.

Gostou? Então, confira mais dicas Tintas Valle sobre como deixar sua casa ainda mais bonita e cheia de vida:

Como Escolher a Cor Certa para os Ambientes
Como Decorar sua Casa com Plantas Aéreas
Como Preparar a Parede para Pintura

<<< Voltar