Dicas

Como Fazer Decoração com Camadas

Como Fazer Decoração com Camadas

Aprenda agora como fazer a decoração com camadas

Quer desvendar um dos grandes segredos que os decoradores utilizam para deixar os ambientes incrivelmente bonitos? Então, leia agora o artigo sobre como fazer decoração com camadas e descubra quais são os recursos mais usados pelos decoradores para transformar os ambientes. Crie efeitos especiais e um visual perfeito para residências, empresas ou qualquer outro tipo de imóvel.

Mas, primeiro, vamos entender o que é decoração com camadas.

O que é decoração com camadas?

Decoração com camadas é uma técnica utilizada pelos decoradores para transformar ambientes simples e “sem graça” em locais cheios de estilo. Entre os recursos empregados, podemos citar os itens de decoração, como móveis, tapetes, cortinas, espelhos, plantas, iluminação, entre outros. Também fazem parte deste tipo de decoração alguns materiais e complementos para acabamento, como aqueles que proporcionam cores, texturas e efeitos diversos aos cômodos. São eles as tintas, os vernizes, a textura de parede, entre outros. Juntos, esses recursos acabam por criar belas camadas nos ambientes, daí o nome decoração com camadas.

Vantagens da decoração com camadas

Um dos grandes benefícios que a decoração com camadas pode trazer para a sua casa ou empresa é uma mudança total no estilo e no clima do local. Ela possibilita que hajam grandes mudanças de forma bem mais prática e menos dispendiosa do que a realização de uma reforma.

Não importa qual seja o ambiente: sala, quarto ou qualquer outro. As camadas são sempre bem-vindas! Basta analisar bem os cômodos, definir seus objetivos e fazer um bom planejamento prévio.

Como fazer a decoração com camadas?

Para você ter uma ideia de como um decorador faria a decoração com camadas de uma sala, por exemplo, o usual seria compor este ambiente com itens como:

  • Cortinas, para dar mais classe às janelas e mais privacidade ao ambiente
  • Almofadas e mantas sobre o sofá, para dar mais conforto aos usuários
  • Tapetes nos pisos, proporcionando um clima mais aconchegante
  • Outras inúmeras possibilidades

Etapas da decoração com camadas

Para fazer uma boa decoração com camadas, você deve seguir os 3 passos abaixo. Através deles, você irá conseguir criar espaços belos, confortáveis e funcionais para que você, sua família e convidados se sintam super-bem.

Então, pronto para começar?

Passo 1: Cores

Vamos combinar que não há nada mais interessante do que um ambiente decorado com cores harmonizadas e bem escolhidas, concorda? Além de agradar aos nossos olhos, já é sabido que as cores transmitem diferentes vibrações energéticas, influenciando diretamente em nosso humor, estado de espírito e disposição.

Portanto, é importantíssimo atentar aos tons que serão utilizados nos ambientes. Eles podem deixar os locais bastante agradáveis e condizentes com a sua finalidade primária.

Ou seja, se você escolheu fazer a decoração com camadas no quarto de dormir, o ideal é que as cores aplicadas transmitam tranquilidade, serenidade, paz e sensações afins, para que você possa ter uma boa noite de descanso.

Já uma agência de marketing, por exemplo, exige cores mais vibrantes e cheias de energia, que proporcionem criatividade, disposição e comunicação entre os colaboradores. E uma forma bastante prática de trazer cores aos ambientes é através da aplicação de tintas de parede e tintas para teto.

Como você provavelmente percebeu, em se tratando de cores para imóveis, o ideal é sempre tentar unir, o máximo possível, o útil ao agradável!

E, se você quer saber mais sobre cores na decoração, confira também os nossos artigos sobre como escolher a cor certa para os ambientes e o significado das cores para ambientes.

Passo 2: Iluminação

A iluminação é um curinga para a decoração com camadas. Você acredita que as luzes, assim como as cores, também influenciam no humor e na disposição dos moradores? Pois é, elas também são fontes de vibrações, que são captadas por nosso organismo, através dos olhos.

Além disto, luzes bem escolhidas e meticulosamente posicionadas nos cômodos podem criar efeitos visuais incríveis nos ambientes, como gerar a sensação de maior ou menor espaço, por exemplo. Então, explore as inúmeras possibilidades que a iluminação pode proporcionar para a sua decoração! Mas claro, tudo na medida certa para não criar um efeito contrário ao que você deseja.

Passo 3: Texturas

As texturas podem transformar um ambiente de forma radical. Por isto, é preciso bastante cuidado ao utilizá-la! O ideal é analisar previamente os tipos de textura existentes e verificar se os escolhidos combinam com o estilo do local.

Faz parte deste recurso da decoração com camadas qualquer tipo de característica das superfícies dos itens que compõem o ambiente, como a textura dos estofados, cortinas, almofadas, móveis, ou até mesmo, produtos que criam textura de parede, como o Suvinil Texturatto Clássico. E, para escolher as melhores opções, é só pensar no que a superfície do item em questão transmite: calor, maciez, aspereza, frieza, etc.

Leia também o nosso artigo sobre como aplicar textura de parede.

Agora, que você já aprendeu um pouco mais sobre decoração de ambientes, é hora de colocar em prática o novo aprendizado. A Tintas Valle deseja sucesso na sua primeira experiência com a decoração com camadas! 😉

Fale com a Tintas Valle

Dê mais cores à sua vida com a nossa linha de soluções para a sua casa. Entre agora em contato com a Tintas Valle, a sua loja de tintas em BH:

(31) 4104-0035
vendas@tintasvalle.com.br
Formulário de contato
Conheça nossas lojas

Posts Relacionados

Aproveite para ler mais sobre decoração e acabamento de ambientes em nossos blog posts:

Compartilhe
Como Fazer Decoração com Camadas

Newsletter

Receba novidades e promoções da Tintas Valle, assinando a nossa newsletter.