Dicas

Saiba tudo sobre cores de tinta para quarto de bebê

Saiba tudo sobre cores de tinta para quarto de bebê

O neném está a caminho? Programe as boas-vindas do jeito que ele merece: confira essas dicas infalíveis de decoração: cores de tinta para quarto de bebê.

A cor da parede do quarto infantil é tão importante quanto os demais elementos do recinto. Afinal, você já sabe que a decoração do quarto do bebê requer a análise de muitos detalhes que os pais precisam verificar com carinho.

Entre os principais está a escolha dos móveis (berço, armário, trocador de fralda, cômoda, poltrona para amamentação), cortinas, móbile e outros enfeites lúdicos. Por isso, o ideal é saber combinar o tom da tinta para quarto de bebê menino ou menina com a paleta de cores selecionada.

Para te ajudar a pensar na cor ideal do quarto infantil, separamos alguns fatores relevantes para a sua decisão!

Saiba quando pintar o quarto do bebê

Essa é uma das principais perguntas dos pais: com quanto tempo de antecedência devo pintar o quarto do bebê?

A dúvida é plausível, afinal, não se deve levar o recém-nascido para dormir em um quartinho com cheiro de tinta fresca, sob o risco de causar alergias e problemas na respiração. Portanto, escolher a tinta para quarto de criança requer muita atenção!

Os especialistas recomendam que a pintura seja realizada no segundo trimestre da gravidez ou até, no máximo, dois meses antes do parto. Isso evita que o pequenino chegue da maternidade e tenha contato com o odor do produto.

E por mais que a ansiedade seja grande, é bom lembrar que a gestante deve evitar fazer o trabalho com as próprias mãos por dois motivos:

  1. Primeiro porque, dependendo do tamanho do quarto, pode ser muito desgastante ficar manuseando o rolo em alturas arriscadas por horas a fio;
  2. Segundo porque o cheiro da própria tinta, mesmo que seja à base d’água, pode causar intoxicação.

Confira o melhor tipo de tinta para quarto de criança

Felizmente, já existem vários tipos de tinta atóxicas que protegem toda a família das substâncias encontradas nos produtos convencionais. Prefira as marcas com versões sem cheiro, exclusivas para quarto de neném.

Algumas marcas possuem fórmula bactericida, como a Tintas Suvinil (Linha Família Protegida), que elimina quase 100% dos micro-organismos das paredes do quarto. Esse tipo pode ajudar a evitar que a garotada durma em contato com os agentes causadores de alergias por até dois anos. 

Porém, de nada adianta investir em uma tinta com excelente qualidade e durabilidade caso você acumule no quartinho objetos arriscados como almofadas, tapete felpudo ou bichinhos de pelúcia. Se você incluir esses itens na decoração do quarto do bebê, mantenha a higienização constante para não gerar distúrbios respiratórios!

Aprenda a harmonizar as cores de tinta para quarto de bebê

Como você já entendeu quando pintar o quarto do bebê, e qual a tinta mais segura para crianças, chegou a hora de avaliar sugestões que harmonizam a cor das paredes com todos os outros acessórios do quarto infantil de maneira inteligente e sofisticada! Veja como colorir o quarto:

  • Destaque uma parede só: opção clássica para quem não deseja ousar muito. Vale pintar 3 paredes de branco ou cor pastel, e destacar apenas uma com uma cor mais quente ou optar pela textura e efeitos.
Cores para quarto de bebê 1

Quarto de bebê discreto e divertido.

  • Pinte as paredes com duas cores: a técnica “half painted walls” significa paredes pintadas pela metade. Pode reparar nos filmes americanos, essa tendência é bastante comum por lá. Você pode usar tom sobre tom, ou escolher duas cores diferentes para cobrir os quatro cantos do quarto. 
Cores para quarto de bebê 2

Cores para quarto unissex.

Veja opções de cores diferentes para quarto de bebê

Já foi a época que muitos pais preferiam não saber o sexo da criança durante a gestação e, com isso, escolhiam cores neutras para o quarto dos filhos. Porém, parece que hoje a ansiedade é maior, e pouca gente opta pela descoberta na hora do parto.

Dessa forma, saber o sexo do seu neném já é um ponto positivo para planejar o local de descanso dele. Isso não quer dizer que cor de rosa é imperativo entre as garotas e azul é a única alternativa para os guris. Mas sim que você possui uma cartela múltipla de tons para escolher sem a necessidade de se prender às tradições. Que tal considerar um quarto de bebê diferente, com cores inusitadas como verde, laranja ou vermelho? Olhe essa inspiração:

Cores para quarto de bebê 3

Quarto de bebê feminino: vermelho e verde claro.

Azul: os profissionais que estudam a psicologia das cores afirmam que o azul claro ou cinza podem remeter à tristeza. O contrário ocorre com os azuis mais fortes e imponentes. Eles têm capacidade de aliviar o estresse e estimular a produtividade. É uma cor considerada fria, que traz certo aconchego para os mais calorentos.

Branco: ele é discreto e atemporal, mas requer maior cuidado para não sujar as paredes. Em quartos infantis todo brancos, prefira tintas do tipo super lavável e anti manchas.

Laranja: esta é uma cor quente que aumenta o desejo de comunicação. Ela deve ser usada com parcimônia para não interferir no sono da criança. O salmão também é muito utilizado para abrir o apetite. 

Lilás: perfeito para quarto de meninas. Além de belo, confere suavidade, calma e romantismo ao ambiente.

Verde: o verde claro é o preferido para quarto de bebê; se for escuro, combine a cor com paredes brancas.

Cores para quarto de bebê 4

Verde bandeira, bege e branco.

Se você ainda está grávida, que tal soltar a imaginação enquanto define as cores do quarto do bebê?! Substitua a impaciência – para tê-lo logo em seus braços – pela curtição: aproveite cada instante dessa fase de preparar e escolher cada pequeno detalhe. Logo seu príncipe ou princesinha estará em seus braços e vocês aproveitarão juntos o dormitório todo decorado!

Aproveite para conhecer a Tintas Valle: a sua loja de tintas em BH.

Fale com a Tintas Valle

Dê mais cores à sua vida com a nossa linha de soluções para a sua casa! Entre agora em contato com a Tintas Valle:

(31) 4104-0035
vendas@tintasvalle.com.br
Formulário de Contato

Posts Relacionados

Gostou do assunto? Então, leia também outros artigos da Tintas Valle que podem te interessar:

Newsletter

Receba novidades e promoções da Tintas Valle, assinando a nossa newsletter.