Dicas: Como Decorar a Casa com Plantas Aéreas


Como Decorar a Casa com Plantas Aéreas

O Que São Plantas Aéreas

 

As plantas aéreas são espécies vegetais das quais as raízes se desenvolvem do lado de fora da terra. É daí que vem o nome “aéreas”, pois elas não ficam fixas no chão.

A maioria delas costuma ser encontrada em rochas ou em árvores de grande porte, por serem epífitas. Isto quer dizer que elas habitam em cima de outras plantas e objetos, mas sem configurar uma relação de parasitismo.

Elas se alimentam de nutrientes captados através de suas folhas, e não pela raiz, como a maioria das outras plantas. Muitas destas plantas aéreas nem sequer possuem raízes.

Tipos de Plantas Aéreas

 

As inúmeras espécies de plantas aéreas costumam agradar a todos os gostos, pois existem das mais variadas formas, tipos de folhagem e flores, cores e tamanhos. Para se ter uma ideia, só das Tillandsias são mais de 400 espécies disponíveis.

Além de terem sido adotadas como as “queridinhas” dos atuais neo-paisagistas, por sua beleza inconfundível e praticidade, elas são super fáceis de se cuidar. Oferecem ainda a facilidade de adaptarem-se bem, tanto em ambientes internos como externos.

Agora que você já descobriu o que são, conheça alguns tipos de plantas aéreas para decorar a casa:

Plantas Aéreas para Ambientes Internos

 

Bromélias, trepadeiras, cactos e filodendros.

Plantas Aéreas para Ambientes Externos

 

Orquídeas, jiboias e samambaias.

 Plantas Aéreas     Plantas Aéreas Samambaia     Plantas Aéreas Orquidea

Trepadeira                                                                          Samambaia                                                                    Orquídea

Benefícios das Plantas Aéreas

 

Uma das grandes vantagens de se fazer a decoração com plantas aéreas de forma suspensa é que você irá deixar livre todo o piso do local. Isto irá permitir que você possa tanto colocar outros objetos no chão como deixar o caminho liberado, para o trânsito de pessoas e de animais de estimação.

Elas também possuem a capacidade de reduzir a temperatura no microclima e regular a umidade do ar. Isto é muito benéfico, principalmente para casas e apartamentos localizados em regiões de clima mais quente.

Além disto, propiciam a aproximação com o meio ambiente. E nada melhor do que ter um pedacinho da natureza em nossa casa, não é mesmo?! Isto gera vários benefícios à saúde dos moradores, como o conforto visual, a sensação de calma, o bem-estar, entre outros.

Como Decorar a Casa com Plantas Aéreas

 

Nas casas e apartamentos, elas podem ser usadas com fins decorativos, e cumprem muito bem o seu papel. A decoração pode ser feita em qualquer ambiente, pois, devido à sua praticidade, elas se adaptam tanto em espaços grandes como em pequenos.

Decoração Para Espaços Menores

 

Se a sua casa conta com espaço reduzido, mas, mesmo assim, você quer fazer uma decoração de dar inveja, as plantas aéreas são a melhor opção! Com elas, você traz um toque de leveza, harmonia e beleza aos cômodos, além de economizar espaço útil e aproveitar melhor aqueles cantinhos antes inutilizados. Para estes ambientes menores, o ideal é que as plantas sejam instaladas no teto ou nas paredes.

Decoração Para Espaços Maiores

 

Uma boa sugestão para decorar ambientes maiores seria, por exemplo, a construção de um jardim vertical suspenso nas áreas externas da sua casa.

Confira também outras dicas que a Tintas Valle oferece a você sobre decoração e acabamento:

Como Renovar Sua Casa com Texturas para Paredes
Como Escolher a Cor Certa para os Ambientes
Como Harmonizar Ambientes com Feng Shui

<<< Voltar