Dicas: Como Cuidar de Pisos e Decks de Madeira


Como Cuidar de Pisos e Decks de Madeira

Tenha Pisos e Decks de Madeira Sempre Bonitos

 

Utilizar a madeira em pisos e decks é uma forma interessante de deixar os ambientes ainda mais refinados, belos e originais. Por proporcionar uma beleza rústica única, a madeira acaba tornando-se a “protagonista da cena”, exigindo cuidados especiais para manter-se sempre conservada.

Vantagens dos Pisos e Decks de Madeira

 

Confira agora alguns benefícios que a utilização da madeira para pisos e decks traz aos ambientes:

  • – Valoriza o imóvel, por ser um acabamento relativamente caro;
  • – Proporciona boa ventilação na área, amenizando a sensação de calor em épocas quentes, como o verão;
  • – Possui alta durabilidade;
  • – Oferece boa resistência à umidade;
  • – É antiderrapante.

 

Dicas de Como Cuidar dos Pisos e Decks de Madeira

 

Se você decidiu utilizar a madeira em um ambiente da sua casa, você deve, antes de mais nada, seguir algumas orientações.

Verificar o Escoamento de Água

 

Verifique se, por baixo de onde o piso será instalado, há condições apropriadas para o escoamento de água, como a da chuva. Caso não haja, você pode resolver providenciando um ralo, a inclinação do piso ou, até mesmo, um solo que permita a permeabilidade da água.

Deixar um Espaço Entre as Tábuas

 

Feito isto, é hora de iniciar a instalação. Lembre-se de que é imprescindível deixar um pequeno espaço entre as tábuas de madeira. Isto se deve pelo fato de que, de acordo com algumas alterações, como as climáticas por exemplo, a madeira pode acabar sofrendo dilatação. Adotando este procedimento, tanto em ambientes internos quanto externos, você evita que as placas fiquem empenadas ou sejam fissuradas pela ação destas mudanças.

Aplicar Verniz para Interiores

 

As tábuas de madeira em ambientes internos serão beneficiadas com os efeitos de um verniz próprio para interiores. O produto, além de oferecer durabilidade ao piso, realça ainda mais o brilho natural da madeira e não altera a tonalidade da superfície.

Aplicar Verniz para Exteriores

 

Já a madeira externa dos decks e pisos em áreas de piscina, por ficar exposta por longos períodos ao sol, chuva, vento, etc., deve receber o revestimento de um produto específico, o verniz marítimo. Ele proporciona alta resistência e proteção contra os raios solares.

Fazer a Raspagem Periódica

 

Você deve fazer a raspagem do verniz na madeira externa a cada 6 meses, e na madeira interna a cada 12 meses, para que uma nova camada seja aplicada. Este procedimento irá garantir ao seu piso ou deck de madeira uma vida útil e boa aparência por, pelo menos, 10 anos.

Dica Importante

 

É altamente recomendado que você utilize apenas madeiras adequadas para este fim, como o cumaru e o ipê. Elas devem ser previamente tratadas, para que possam resistir mais e por maior tempo às intempéries.

Dicas do Que NÃO Fazer em Pisos e Decks de Madeira

 

Para complementar ainda mais os cuidados com pisos e decks de madeira, veja a lista de coisas que você deve evitar, para que o seu piso e deck tenha resistência e beleza por mais tempo:

  • – Não encere um assoalho de madeira com acabamento em poliuretano;
  • – Não passe produtos de limpeza que deixem um filme ou resíduo;
  • – Não use limpadores de amônia ou sabonetes de óleo, pois afetam a capacidade de recobrir mais tarde;
  • – Não utilize esponjas ou palhas de aço. Prefira um limpador de chão de madeira profissional para remover arranhões e marcas de sapato ocasionais;
  • – Não limpe o chão com um pano excessivamente úmido, pois a madeira se expande naturalmente quando é molhada em demasia.

 

Resultados

 

Adotando estas dicas que a Tintas Valle preparou para você, seus pisos e decks de madeira terão muito mais beleza, brilho, resistência e vida útil longa. Lembre-se que este é um trabalho constante de manutenção, pois só assim você conseguirá os resultados que deseja.

Gostou? Então, aproveite que agora você já sabe como cuidar de pisos e decks de madeira, para ler mais sobre decoração e acabamento:

Como Escolher a Cor Certa para os Ambientes
Como Harmonizar Ambientes com Feng Shui
Como Decorar Sua Casa com Plantas Aéreas

<<< Voltar