Como Preparar a Parede para Pintura


Como Preparar a Parede para Pintura

Você sabe como preparar a parede para pintura?

 

Preparar a parede para pintura, seja de uma casa ou escritório, não é uma tarefa tão simples como se pensa, mas que pode trazer resultados incríveis ao ambiente. Por isto, é sempre bom caprichar neste momento, para que tudo saia perfeito.

E, para isto, é necessário seguir algumas dicas importantes, que irão tornar o processo de pintura mais fácil, evitando, principalmente, a bagunça em excesso e o desperdício de materiais, como a própria tinta utilizada.

Passar o rolo de tinta na parede é sim um trabalho simples. Porém, antes disto, é necessário que o ambiente passe por algumas etapas, que irão preparar a parede para pintura. Isto inclui, por exemplo, deixar a sua superfície lisa, para que não corra o risco de surgir alguma deformação na pintura ao final do trabalho, entre outras.

Como Preparar a Parede para Pintura

Confira abaixo algumas dicas que a Tintas Valle preparou especialmente para que você:

Deixe o cômodo vazio

Antes de começar a preparar a parede para pintura, esvazie o ambiente onde será realizada a pintura. Isto irá facilitar e acelerar todo o processo, além de diminuir consideravelmente as chances de estragar os seus móveis e objetos de decoração, no caso de respingos de tinta.

Caso existam móveis ou objetos muito pesados, que irão permanecer no local durante a pintura das paredes pela dificuldade de arrastá-los ou deslocá-los, utilize uma lona plástica ou lençol velho para cobri-los.

Realize a faxina do local

É recomendável varrer, aspirar e passar um pano úmido no chão. Isto irá remover todo e qualquer resquício de poeira do ambiente.

Proteja o piso

Cubra cuidadosamente todo o piso, usando fitas adesivas nos cantos para prender o papel ou plástico que você usará como proteção contra respingos de tinta.

Remova as tampas de tomadas e interruptores

Com o auxílio de uma chave de fenda, remova as tampas das tomadas e interruptores das paredes para que eles não recebam, por acidente, uma camada de tinta. Ao fazer isto, o ideal é colocá-las em um saquinho ou caixinha para não correr o risco de perder as peças pequenas, como os parafusos.

Tampe os buracos existentes nas paredes

Sabe aqueles buracos que ficam na parede quando afixamos quadros e painéis nas paredes? Para que você possa preparar a parede para pintura de forma satisfatória, eles precisam ser cobertos antes de iniciar o processo de pintura. O indicado é que a área com defeito seja escovada para remover as lasquinhas soltas de tinta antiga.

Depois, tape os buracos com massa corrida adotando uma espátula, para que a parede fique bem lisinha. Caso o buraco não seja tampado completamente na primeira aplicação, repita o processo.

Lixe a superfície das paredes

Apesar de trabalhosa esta tarefa, ela é uma etapa importante para que você consiga um bom resultado ao preparar a parede para pintura. Ou seja, lixar as paredes é um passo fundamental para um resultado final espetacular. O ideal é que você lixe as paredes após tampar e esperar secar os buracos com massa corrida, conforme orientado no item anterior.

Realize mais uma sessão de faxina

Após o processo de lixar, é comum que fiquem alguns resquícios de tinta e massa corrida soltos na parede e no chão. Limpe a superfície da parede com um pano umedecido em um pouquinho de detergente diluído em água morna. Para o chão, passe também um pano úmido para remover a tinta respingada.

Caso ela já tenha secado, você deve primeiro raspar as manchas com uma espátula e depois passar o pano para remover todos os resíduos.

Aplique o primer nas paredes

Para finalizar a preparação da parede para receber a pintura, utilize um primer na superfície que será pintada. Este produto irá contribuir para que o resultado tenha um aspecto mais bonito e duradouro.

Prontinho! Agora que você conferiu estas dicas sobre como preparar a parede para pintura, terá muito mais facilidade na hora de transformar seus ambientes através da aplicação de tintas.

Artigos Relacionados

Gostou do nosso artigo? Então, aproveite para ler também outros conteúdos sobre acabamento, decoração e tintas:

 

Fale com a Tintas Valle

Dê mais cores à sua vida com a nossa linha de soluções para a sua casa! Entre agora em contato com a sua loja de tintas em BH:

vendas@tintasvalle.com.br | Formulário de Contato | Nossas Lojas
 

 

<<< Voltar