Como Combinar Cores na Decoração da Casa


Veja como combinar cores na decoração da sua casa de forma fácil

No post de hoje, você irá entender como harmonizar as cores na decoração dos seus ambientes, de forma bastante prática e fácil! 😉

A hora de decorar ou redecorar os ambientes da casa é um momento, para muitas pessoas, bastante complicado. São tantas opções ao escolher itens, combinar cores, definir formas, aplicar texturas, selecionar materiais, entre tantos outros… ufa! A gente cansa só de pensar, não é mesmo? Mas é bom lembra que é muito comum nos sentirmos confusos, já que não é todo mundo que está acostumado a esta atividade.

Para encontrar uma boa solução para esta confusão toda, o ideal é buscar informações e estudar, pelo menos um pouquinho, sobre decoração. Não dá para aprender tudo de uma vez, então ir por etapas é a melhor saída. Por exemplo: se você está no início do processo de decoração e vai começar do zero, ou seja, tem um ambiente vazio, comece pensando na cor das paredes. Assim, com deste item definido, fica mais fácil dar continuidade na decoração seguindo esta cor inicial.

Como combinar cores na decoração

Escolhida a cor das paredes, o passo seguinte é fazer a combinação da cor inicial com as que serão usadas nos próximos elementos, como itens de decoração, móveis, etc. Existem algumas técnicas para se fazer a seleção destas cores, como as cores vizinhas, as cores opostas e o tom sobre tom. Abaixo você irá entender como funciona cada uma delas e irá ver exemplos de como aplicar, na prática, estas técnicas.

Combinando cores vizinhas

As cores vizinhas não levam este nome atoa… no círculo cromático, elas realmente são vizinhas. Isto quer dizer que são próximas cromaticamente falando, ou seja, possuem pigmentação parecida, mas não são tons da mesma cor. Para ficar mais fácil entender, veja a demonstração de algumas cores vizinhas, que estão marcadas com um contorno preto, no círculo cromático:

Cores na Decoração - Cores Vizinhas

Confira também uma ideia de harmonização de ambientes com as cores vizinhas para você se inspirar:

Cores na Decoração - Cores Vizinhas Sala

Combinando cores opostas

Agora, você verá como combinar cores na decoração com os tons opostos. Fazer este tipo de combinação é selecionar, inicialmente, uma cor ao seu gosto e, depois, ver qual cor está do lado oposto dela no círculo cromático. Veja abaixo algumas cores opostas que estão interligadas no círculo cromático:

Cores na Decoração - Cores Opostas

Exemplo de decoração para sala utilizando esta técnica:

Cores na Decoração - Cores Opostas Sala

Combinando cores tom sobre tom

Esta é a mais fácil de se fazer, pois é só escolher a cor inicial e depois utilizar outros elementos da mesma cor, porém em tons diferentes, como mais claros ou escuros. Veja a demonstração no círculo cromático:

Cores na Decoração - Tom Sobre Tom

Decoração feita com cores tom sobre tom para quarto:

Cores na Decoração - Cores Tom Sobre Tom Quarto

Posts Relacionados

E aí, gostou das nossas dicas sobre como combinar cores na decoração? Aproveite então para ler outros conteúdos que podem te interessar:

Fale com a Tintas Valle

Dê mais cores à sua vida com a nossa linha de soluções para a sua casa. Entre agora em contato com a Tintas Valle, a sua loja de tintas em BH:

(31) 4104-0035
vendas@tintasvalle.com.br
Formulário de Contato
Lojas de Tintas em BH

<<< Voltar