Como Aplicar Textura de Parede


Textura de Parede

Aprenda Agora Como Aplicar Textura de Parede

 

A textura de parede é uma ótima opção para dar vida nova aos ambientes. São diversas opções de efeitos e cores para os mais variados gostos. Com ela, você consegue dar muito mais originalidade e requinte à sua casa ou escritório.

E, para que você possa usufruir, da melhor forma, desta ótima alternativa de decoração, confira agora as dicas que a Tintas Valle dá sobre textura de parede e renove seus ambientes.

O que é Textura de Parede?

 

A textura de parede é um produto desenvolvido especialmente para ser aplicado sobre a superfície das paredes. Ela possibilita que sejam criados, como o próprio nome já diz, vários tipos de efeitos texturados.

A textura de parede possui fórmula com base acrílica e pode ser encontrada em inúmeras cores, como os tons de azul, verde, vermelho, amarelo, branco, etc.

Hoje, há a possibilidade de se criar cores personalizadas de textura de parede, através da mistura da massa com corantes especiais. Mas, este processo é feito somente em lojas especializadas em uma máquina específica, para que o cliente adquira a textura com a coloração exata que deseja.

Tipos de Textura para Parede

 

No mercado, há inúmeras opções de produtos para criar efeitos originais com a textura de parede. Selecionamos para você alguns dos mais utilizados e que proporcionam os melhores resultados. Confira:

 

Confira também outros tipos de texturas e efeitos.

Como Aplicar a Textura de Parede

 

Caso prefira, você mesmo poderá pintar a sua parede e customizá-la com a textura de parede. Mas, para que o trabalho seja bem-sucedido, é preciso atentar-se a alguns detalhes importantes.

Isto inclui uma série de atividades como:

  • Preparação da parede e do ambiente
  • Compra dos materiais necessários
  • Manuseio e a aplicação da massa
  • Acabamento final
  • Outros

Ufa, quantas etapas são necessárias para se aplicar textura de parede! Mas, para facilitar a sua vida, veja agora o passo-a-passo que a Tintas Valle preparou especialmente para você!

Materiais Necessários para a Aplicação da Textura de Parede

 

Confira a lista de materiais que você deve providenciar para aplicar a textura de parede:

 

Como Preparar a Parede e o Ambiente

 

Parede

Antes de começar, é necessário que você deixe a parede o mais limpa possível. Se ela não estiver nesta condição, passe uma bucha nova embebida em água e detergente neutro sobre sua superfície para eliminar vestígios de poeira, oleosidade, etc.

Não importa a cor original da sua parede, pois a massa de textura pode ser aplicada sobre qualquer tom de tinta. O importante mesmo é que a superfície esteja perfeitamente lisa, sem ondulações, buracos, rachaduras ou outras falhas.

Então, caso ela possua imperfeições desta natureza, você deverá lixá-la antes do processo de texturização.

Ambiente

Nesta etapa, é hora de se lembrar de proteger tudo o que não deve receber a massa. Isto inclui rodapés, janelas, batentes de portas, etc.

Para isto, você deve pegar pedaços de fita crepe e colar nestes objetos para protegê-los da textura de parede. E para o piso, o ideal é que ele seja forrado com um plástico ou um pano grande. Isto evita que ele receba respingos acidentais de produto durante a aplicação.

Dicas para Aplicar a Textura de Parede

 

Após preparar os produtos conforme orientação do fabricante, você deve iniciar agora a aplicação da textura de parede.

Passe a massa, com o auxílio de uma desempenadeira metálica lisa, com movimento em sentido vertical (de cima para baixo) e depois na vertical (das beiradas para o meio). Assim, você irá espalhar, de forma bastante uniforme, o material.

Por possuir consistência de massa, não é necessário aplicar mais de uma demão de textura.

Como Conseguir os Efeitos de Textura

 

Como já vimos antes, existem vários tipos de textura para parede. A escolha vai depender do seu gosto e do que combina com o ambiente a ser trabalhado.

Escolhido o efeito, chegou o momento de utilizar algumas ferramentas como a espátula, a desempenadeira lisa ou dentada, o pincel, a esponja, entre outros, para dar o acabamento desejado.

Cada um destes itens proporciona um efeito diferente. Por exemplo:

Efeito Rústico

Textura de Parede - Efeito Rústico

O efeito rústico é realizado com o auxílio da desempenadeira de plástico lisa.

Efeito Esponjado

Textura de Parede - Efeito Esponjado

Já com a esponja, você obtém o efeito esponjado.

É importante ressaltar que você só irá conseguir realizar o efeito de textura na massa enquanto ela ainda estiver fresca. Portanto, é preciso ser ágil para que não ocorra sua secagem antes de você conseguir dar o acabamento desejado.

Mas, caso isto aconteça, não se desespere! Você ainda pode tentar umedecer as paredes com um borrifador de água e completar o procedimento o mais breve possível, logo em seguida.

Outra dica importante é que você faça a aplicação da textura de parede em uma parede inteira, de uma só vez. Se você fizer uma parte da parede em um dia, deixar secar e reiniciar o trabalho em outro dia, podem surgir marcas indesejáveis de “remendo”.

Portanto, tente evitar este tipo de procedimento, pois poderá prejudicar o resultado estético final depois de todo o trabalho e cuidado que você teve.

Artigos Relacionados

Gostou do nosso artigo sobre textura de parede e os vários tipos de textura para parede? Então, aproveite para ler também outros conteúdos que a Tintas Valle preparou para você:

 

Fale com a Tintas Valle

Dê mais cores à sua vida com a nossa linha de soluções para a sua casa! Entre agora em contato:

vendas@tintasvalle.com.br | Formulário de Contato | Lojas de Tintas em BH
 

<<< Voltar